A Crise nos Ameaça?

Olá, companheiros e companheiras.

É com muita alegria que escrevo para a primeira edição do jornal “A Nossa Voz”. Nesse primeiro texto quero tratar da importância da experiência do Sinpospetro Niterói e Região.

Há mais de vinte anos, nascia o primeiro sindicato específico de nossa categoria, o Sinpospetro-SP. Depois de consolidar a organização dos trabalhadores do maior estado do Brasil um grupo de trabalhadores de postos de combustíveis decidiu desbravar esse terreno e fazer o mesmo nos demais estados da federação, movidos por um ideal de libertar essa categoria em todos os cantos do Brasil. Esse grupo foi liderado pelo então presidente do Sinpospetro – SP, Antônio Porcino Sobrinho (in memoriam).

De lá para cá, entre os estados mais resistentes a essa libertação estava o Rio de Janeiro. Poucos foram os que acreditaram que a existência de um Sindicato específico no Rio fosse se tornar uma realidade, mas aconteceu.

Nesta ocasião, quero registrar minhas homenagens a todos os fundadores do primeiro Sindicato dos Trabalhadores de Postos de Combustíveis do Estado do Rio de Janeiro, pois eles foram os responsáveis pelos avanços que essa categoria hoje tem. Dentre eles, destaco o líder dessa missão, o atual Secretário Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Postos de Combustíveis no Brasil e presidente do Sinpospetro-RJ, Eusébio Luís Pinto Neto.

O Sinpospetro Niterói e Região nasce com os pilares construídos pelo primeiro Sindicato de estado, valorizando a negociação como um instrumento para ampliar as conquistas, um Sindicato que tem por objetivo a valorização do ser humano como o principal agente dessa sociedade. E por essa razão, é necessário buscarmos o ponto de equilíbrio na relação capital e trabalho.

Nos dias de hoje, tempos em que o país enfrenta uma grave crise econômica, nunca foi tão importante para os trabalhadores estarem ligados ao seu Sindicato, uma vez que a união fortalece esse instrumento de luta de classe trabalhadora. Portanto, para que a realidade que o país enfrenta – supressão de direitos e redução de salários – não chegue à nossa porta, é necessário que estejamos unidos e prontos para atendermos aos chamados a organização dos trabalhadores, até porque a realidade da revenda de combustíveis e lubrificantes, ao contrário do que está acontecendo com alguns setores da economia, tem crescido a cada ano. Portanto, vamos buscar a nossa “fatia nesse bolo”. Afinal juntos somos mais fortes!

Um forte abraço.

ALEX SILVA

Presidente

O SINPOSPETRO Niterói e Região está atento. Trabalhador faça sua denúncia, por meio dos nosso canais.

Sinpospetro Niterói

Sinpospetro Niterói

O Sinpospetro Niterói é Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo, Troca de Óleo, Lava Rápido e Loja de Conveniência de Niterói e Região.

Contato

(21) 2719-9906

Endereço

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 458 - sala 1002 - Centro, Niterói - RJ, 24020-077

Email

contato@sinpospetroniteroi.org