SINPOSPETRO Niterói e Região alerta funcionários de postos sobre contaminação de Coronavírus

contaminação pelo coronavírus sinpospetro niterói
Coronavírus Sinpospetro Niterói

Saiba como evitar a contaminação pelo Coronavírus

Número de casos de contaminação pelo Coronavírus

Diante das últimas notícias de contaminação pelo coronavírus, proveniente inicialmente da China e  atualmente de outros países, num quadro de pandemia informado pela Organização Mundial de Saúde, o Sinpospetro Niterói e Região reforça o alerta para os trabalhadores em postos de combustíveis do Rio de Janeiro.

No estado, até o fechamento desta matéria, o número de casos confirmados é 16, no entanto infectologistas afirmam que a tendência será de crescimento devido a circulação do vírus pelo território nacional. 

O presidente do sindicato incentiva cuidados para prevenção de contaminação pelo Coronavírus

Para o presidente do sindicato Alex Silva, “é super importante que os cuidados sejam praticados, para evitar a contaminação pelo Coronavírus entre os trabalhadores, suas famílias e clientes, já que os postos são locais de grande circulação de pessoas, incluindo turistas, e também de manuseio de dinheiro, cartões de crédito e bomba.

contaminação pelo coronavírus sinpospetro niterói compressor
Presidente do SINPOSPETRO Niterói e Região: Alex Silva

A lavagem das mãos com água e sabão, com frequência é uma das principais recomendações do Ministério da Saúde, além do uso álcool do em gel. Precisamos nos proteger.”

Ministério da Saúde orienta como evitar contaminação pelo Coronavírus

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Como é feito o tratamento para pacientes contaminados pelo coronavírus?

Assim que os primeiros sintomas de contaminação pelo Coronavírus surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Todos os pacientes que receberem alta durante os primeiros 07 dias do início do quadro (qualquer sintoma independente de febre), devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico com complicações.

Sinais de aparecimento de febre (podendo haver casos iniciais sem febre), elevação ou reaparecimento de febre, ou alterações respiratórias, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor no peito, cansaço e dispnéia (falta de ar).

Como é feito o diagnostico de contaminação pelo Coronavírus

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus.

contaminação pelo coronavírus sinpospetro niterói
Foto: Freepik

As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica.

O SINPOSPETRO Niterói e Região está atento. Trabalhador faça sua denúncia, por meio dos nosso canais.

Sinpospetro Niterói

Sinpospetro Niterói

O Sinpospetro Niterói é Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo, Troca de Óleo, Lava Rápido e Loja de Conveniência de Niterói e Região.

Contato

(21) 2719-9906

Endereço

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 458 - sala 1002 - Centro, Niterói - RJ, 24020-077

Email

contato@sinpospetroniteroi.org