SINPOSPETRO Niterói não permitirá a redução de salários dos trabalhadores e postos que fizeram serão acionados na justiça

Sinpospetetro Niterói estanto a redução de salários e alterta que trabalhadores de postos denunciem
Sinpospetetro Niterói estanto a redução de salários e alterta que trabalhadores de postos denunciem

Sinpsopetro Niterói se contrapoem a redução salarial prevista pela MP 927/2020

Com a situação do Coronavírus e as medidas do governo através da MP 927/2020, que estende o estado de calamidade pública até o dia 31 de dezembro de 2020, e procura vincular com o conceito de força maior para fins trabalhistas, o que pode levar a aplicação do art. 503 da CLT, que autoriza redução de até 25% dos salários mediante acordo individual, o que evidencia a inconstitucionalidade, pois qualquer redução salarial depende de acordo coletivo ou convenção coletiva.

Presidente do Sinpospetro Niterói aponta inconstitucionalidade Medida Provisória

Diante disso, o SINPOSPETRO Niterói e Região está atento às necessidades e denúncias dos trabalhadores, que se em algum momento tiverem seus salários reduzidos. O presidente do sindicato, Alex Silva, esclarece e lembra que pela Constituição  “a redução do salário é vedada, por ser a subsistência do trabalhador e por se tratar da mais importante contraprestação de sua parte… a Constituição Federal de 1988 elevou o princípio de irredutibilidade à hierarquia maior, só permitindo o arbitramento por convenção ou acordo coletivo (art. 7º, IV). Nem a lei poderá autorizá-lo, face ao texto expresso”.

Sinpospetetro Niterói estanto a redução de salários e alterta que trabalhadores de postos denunciem
Alex Silva | Presidente do Sinpospetro Niterói

Além disso, o acordo coletivo é a nossa maior fonte de direito, e a própria Constituição. Essas medidas anunciadas pelo Governo não prevêem nenhuma participação dos sindicatos nas negociações, então aquela combinação sem participação do sindicato não tem valor jurídico nenhum, e vamos buscar anular todas elas na justiça. 

Acordo coletivo preserva o direito do valor dos salários

O nosso acordo coletivo tem os direitos assegurados, os salários não podem ser reduzidos em função de medidas provisórias, a irredutibilidade salarial está prevista na Constituição da República, que é bem maior do que qualquer MP. Portanto, estamos de olho, para que isso não venha acontecer com nossa categoria, além de toda nossa preocupação com a saúde dos trabalhadores, postos de serviço, temos que ficar atentos a redução salarial, por isso trabalhador, denuncie, se caso isso venha acontecer.”

Faça a sua denúncia de forma anônima, por meio de um dos nossos canais oficiais abaixo.

O SINPOSPETRO Niterói e Região está atento. Trabalhador faça sua denúncia, por meio dos nosso canais.

Sinpospetro Niterói

Sinpospetro Niterói

O Sinpospetro Niterói é Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo, Troca de Óleo, Lava Rápido e Loja de Conveniência de Niterói e Região.

Contato

(21) 2719-9906

Endereço

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 458 - sala 1002 - Centro, Niterói - RJ, 24020-077

Email

contato@sinpospetroniteroi.org