Nesta sexta-feira(08/05) vai acontecer a LIVE com o tema “Subnotificações de Violência Doméstica em Tempos de Isolamento Social, promovida pelo SINPOSPETRO Niterói e Região, com a participação da diretora do sindicato, Renata Lucas, e Dra. Eliana Barboza, psicóloga, advogada e presidente da Comissão de Vítimas de Violência Doméstica da OAB/Niterói.
O plantão judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro informou no dia 23 de março ter registrado um aumento de 50% no número de denúncias de vítimas de violência doméstica e familiar. De acordo com a ONU Mulheres, o contexto de emergência aumenta os riscos de violência contra mulheres e meninas, especialmente a violência doméstica, em razão das tensões em casa e, também, do isolamento das mulheres.
A consequência última da violência doméstica é o feminicídio, a morte de mulheres em razão do gênero. Este crime revela que o silêncio, seja das mulheres agredidas, seja da população, propicia a escalada da violência e o consequente assassinato.
Diante de todos esses dados é suma importância que o SINPOSPETRO Niterói e Região promova esclarecimento sobre o assunto, afirmou a diretora Renata Lucas. “Precisamos trazer luz sobre essa situação, incentivar as mulheres a conhecerem os meios, canais e como fazer as denúncias de violência nesse momento de pandemia”.
Acompanhe a LIVE nesta sexta-feira, dia 8 de maio, a partir de 18h, em todos os canais do SINPOSPETRO Niterói e Região.
Comentários