Coravírus: LIVE SINPOSPETRO Niterói e Região esclarece informações no combate a violência doméstica e como fazer denúncias

SINPOSPETRO NITERÓI - VIOLÊNCIA DOMESTICA

Violência  doméstica em tempos de cornavírus, esse foi o tema da LIVE promovida pelo SINPOSPETRO Niterói e Região na última sexta-feira(08/05), com a participação da diretora do sindicato, Renata Lucas e Dra. Eliana Barboza, psicóloga, advogada e presidente da Comissão de Vítimas de Violência Doméstica da OAB/Niterói.

Dra. Eliana ressaltou que a violência doméstica é uma segunda pandemia, antecedente à Covid-19, mas os casos aumentaram em todo mundo, no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, teve aumento de mais de 50%, incluindo solicitações de medidas protetivas. “A violência doméstica tem um conceito universal, definido pela OMS- Organização Mundial de Saúde, e acontece em cinco situações, com dano a outrem nas áreas física, psicológica, patrimonial, moral e sexual, todas enquadradas dentro da Lei Maria da Pena, a terceira melhor lei de proteção a mulher no mundo. A lei protege a mulher vítima, mesmo que ela seja agredida por outra mulher, por exemplo, mãe, avó, sogra e etc. Temos acolher essas mulheres, fortalecê-las e mostrar a elas seus direitos, porque muitas vezes a situação começa com ciúme demasiado, que passa para tensão, agressão verbal, brigas maiores, violência física propriamente dita e volta a lua-de- mel, o conhecido ciclo da violência. Porque ser agredida, seja verbalmente, psicologicamente, fisicamente, patrimonialmente e moralmente, não é normal.”

A presidente da Comissão de Vítimas de Violência Doméstica da OAB/Niterói lembrou os canais de denúncia, os telefones 180 e 190 direto para a polícia e polícia especializada, que recebem denúncias da vítima, vizinhos, parentes, que podem ser anônimas. Plantões no judiciário, a Delegacia Legal, que recebe ocorrências on line e no WhatsApp (21) 96992-6557.

Outra coisa importante é a sororidade, que significa a união e aliança entre mulheres, baseada na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum, “dar apoio às mulheres nos projetos, empreendedorismo e empoderamento ”, acrescentou Dr. Eliana Barboza, que divulgou o Instagram pessoal, @advelianabraboza, para qualquer emergência.

A advoga e psicóloga falou do papel dos sindicatos no combate à violência doméstica, como entidade, “fornecendo informação, conhecimento da Lei, acionando a OAB, podemos mostrar a lei, explicando, seja através de palestras e esclarecimentos”.

 

O SINPOSPETRO Niterói e Região se preocupa com esse tema da violência doméstica, qualquer dúvida ou denúncia, entre em contato com os canais do seu sindicato.

 

Veja na íntegra a LIVE “Subnotificações de Violência Doméstica em Tempos de Isolamento Social”, aqui.

 

O SINPOSPETRO Niterói e Região está atento. Trabalhador faça sua denúncia, por meio dos nosso canais.

Sinpospetro Niterói

Sinpospetro Niterói

O Sinpospetro Niterói é Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo, Troca de Óleo, Lava Rápido e Loja de Conveniência de Niterói e Região.

Contato

(21) 2719-9906

Endereço

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 458 - sala 1002 - Centro, Niterói - RJ, 24020-077

Email

contato@sinpospetroniteroi.org