A partir desta segunda-feira (22), Niterói entrará em uma nova fase de flexibilização, ampliando a retomada das atividades na cidade. Será permitido o funcionamento do comércio de rua, atividades presenciais em templo religiosos e atividades individuais em clubes, respeitando as regras estabelecida para evitar o contágio. O decreto, que estabelece a transição da cidade do estágio laranja para o amarelo nível 2 – alerta máximo – do Plano Gradual de Transição para o Novo Normal, será publicado no Diário Oficial deste sábado (19). Desde o dia 21 de maio, o município estava no nível laranja.

A transição foi anunciada pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, durante uma live realizada nas redes sociais. Segundo ele, uma avaliação do Gabinete de Crise permitiu o avanço do plano de transição gradual para o novo normal. Foram analisadas as taxas de transmissão da covid-19, de recuperação da doença, de letalidade e de ocupação dos leitos. Nesse cálculo, Niterói atingiu hoje a pontuação de 7,63, o que a classifica para o estágio amarelo nível 2 (entre 5 e 10 pontos). Este é o penúltimo nível do plano montado pela prefeitura. O último é o amarelo nível 1 (entre 0 e 5 pontos), que amplia ainda mais o retorno das atividades. Após esse, não há mais restrições e será possível passar para o estágio verde, o que só acontecerá quando for disponibilizada a vacina contra o novo coronavírus.

O estágio amarelo nível 2 permite o funcionamento dos comércios varejistas de rua, que incluem lojas de móveis, artigos esportivos, designers, armarinhos, informática, entre outros. Também serão permitidos os centros comerciais abertos, como os da Região Oceânica e de Pendotiba. Os centro comerciais fechados e shoppings não podem abrir por enquanto, mas já podem funcionar em esquema de drive-thru, permitindo que clientes apenas busquem a mercadoria, comprada por telefone ou internet, no estacionamento, sem que saiam dos seus veículos.

No entanto, esses estabelecimentos deverão funcionar somente entre 12h e 20h. A determinação do horário tem como objetivo evitar aglomerações no transporte público, já que evita o horário de rush da manhã e da tarde. Os comerciantes também deverão atender regras sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras por funcionários e clientes, ocupação de 50% da loja e o uso de termômetros em todos os clientes que entrem no estabelecimento.

Os clubes da cidade também estão permitidos a abrirem as portas. No entanto, somente para a realização de atividades individuais. Bares e restaurantes localizados no interior desses clubes não poderão abrir. Atividades coletivas ou que provoquem aglomerações estão proibidas. A Prefeitura de Niterói realizou reuniões com dirigentes dos clubes para estabelecer e explicar as regras de funcionamento.

Templos religiosos também poderão retomar suas atividades presenciais. Deverá ser respeitado protocolo de ocupação de apenas 25% dos assentos. Os líderes religiosos também devem reforçar o uso de máscaras, medir a temperatura dos fieis com um termômetro e evitar aglomerações.

Parques e praias permanecem fechados, embora a prefeitura agora tenha permitido a abertura do Campo de São Bento, em Icaraí, e dos hortos do Fonseca e Barreto para atividades físicas individuais, entre 10h e 20h30.

Apesar disso, a prefeitura ampliou o horário de atividade física individuais de idosos nos calçadões e areias das praias, que agora para a ser entre 10h30 e 14h30. Antes era de 9h às 11h. Os horários para pessoas de outras idades permanecem os mesmos: de 6h às 9h e 16h às 22h.

Rodrigo Neves ressaltou, ainda, que pode voltar atrás e restringir novamente algumas atividades, caso seja avaliado um retrocesso no combate ao coronavírus.

 

Nova avaliação

O prefeito Rodrigo Neves esclareceu que outras atividades permanecem fechadas pelo menos até o dia 1º de julho, quando será realizada uma nova avaliação. O prefeito disse que espera avançar ainda mais nas próximas semanas.

No estágio amarelo nível 1, quando Niterói atingir a pontuação entre 0 e 5, será permitida a abertura dos shoppings e centros comerciais fechados. O prefeito alertou que o funcionamento desses locais ainda não foi permitido porque são os maiores pontos de contágio do novo coronavírus, já que concentram muitas pessoas. Quando o município atingir essa fase, também será decretada a volta das aulas nas escolas públicas e particulares, além de universidades. Cinemas e teatros também poderão voltar a funcionar, assim como bares e restaurantes. A última fase de restrição ainda permitirá a reabertura de locais públicos, como parques, praças e praias.

O prefeito alertou, porém, que a sociedade deverá se adaptar às novas regras de convivência, evitando sempre aglomerações e adotando o uso de máscaras.

 

Fonte: O Fluminense

PUBLICIDADE

Compartilhe Este Post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Compartilhe Este Post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimos Posts

Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo, de Óleo, Lava Rápido e Loja de Conveniência de Niterói e Região

Sede Niterói

Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto , Nº 458, Sala 1002 – Centro – Niterói | RJ

Contatos: (21) 2719-9906 | (21) 96426-3572

Sub-Sede Petropólis

Endereço: Rua Teresa, Nº 608, Sala 161 – Alto da Serra – Petrópolis | RJ

Contatos: (24) 2231-4899 | (24) 99911-2307

Outros Links

Sede Niterói

Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto , Nº 458, Sala 1002 – Centro – Niterói | RJ

Contatos: (21) 2719-9906 | (21) 96426-3572

Sub-Sede Petropólis

Endereço: Rua Teresa, Nº 608, Sala 161 – Alto da Serra – Petrópolis | RJ

Contatos: (24) 2231-4899 | (24) 99911-2307