No próximo domingo, dia 29, vão acontecer as eleições do segundo turno em algumas cidades do país, incluindo São Gonçalo e Petrópolis, dois municípios que integram a cobertura do SINPOSPETRO Niterói e Região.
A importância de escolher candidatos com prospostas aos alinhas aos trabalharadores
É momento de definição e de suma importância segundo o presidente do sindicato, Alex Silva: “É crucial escolhermos pessoas que sejam progressistas, que sejam sensíveis à causa do trabalhador, que entendam e valorizem a criação de emprego e renda. Vivemos também um momento delicado, em que por muitas vezes religião se mistura à política e isso nunca deu certo e também não será bom agora.
A função do sindicato
O sindicato é o verdadeiro protagonista do processo eleitoral num todo, já que é a entidade que defende os trabalhadores, tem o dever e a obrigação legal de cobrar melhorias nas condições de trabalho. Por isso conhecemos quem e qual o candidato é alinhado e vai ouvir as demandas da categoria e defendê-las.
Depois da reforma trabalhista ficou muito claro quem é quem, por isso a importância de votar e eleger essas representantes”.
Em São Gonçalo, o segundo turno acontece entre os candidatos Dimas Gandelha (PT) e Capitão Nelson (Avante). Em pesquisa realizada pelo Instituto Inteligence Serviços, entre os dias 23 e 24 de novembro, na cidade, o médico sanitarista Dimas Gadelha (PT) seria eleito prefeito de São Gonçalo com 43% dos votos contra 27% de seu adversário, Capitão Nelson (Avante).


Segundo Turno em Petrópolis
Já em Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB) e Bernardo Rossi (PL) vão disputar o segundo turno pela prefeitura. Localizada a 68 km da capital Rio de Janeiro, Petrópolis é a 9ª cidade mais populosa do estado (segundo o IBGE), com cerca de 300 mil habitantes. A economia da chamada Cidade Imperial é baseada no turismo histórico, ecológico e cultural. A cidade chega a receber 2 milhões de visitantes por ano. Emprego, saúde, transporte e mobilidade urbana estão entre os principais desafios para o município.


Cuidados na hora de votar
Segundo os protocolos sanitários, todas as seções eleitorais serão abastecidas com álcool em gel para a limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação. O TSE alerta que os eleitores devem usar máscara logo que saiam de casa para votar. Eles só poderão entrar e permanecer na seção eleitoral usando máscara. É desejável que o cidadão leve, ainda, a sua própria caneta esferográfica para assinar o comprovante de votação.
Este ano, o TSE eliminou o uso da biometria para identificar o eleitor na hora do voto, para evitar atrasos na votação e o risco de uma eventual disseminação do coronavírus pelo contato com o equipamento.
Pelo Plano de Segurança Sanitária, os mesários receberão máscaras cirúrgicas (que deverão ser trocadas a cada quatro horas), protetores faciais (face shields) de uso permanente durante a votação e frascos de álcool em gel para a segurança individual.
Haverá também álcool em spray para higienizar mesas e espaços nas seções eleitorais.Cada seção eleitoral terá, ainda, marcadores adesivos no chão para delimitar o distanciamento social dos eleitores na fila de votação. Além disso, cartazes serão expostos nos locais de voto explicando os procedimentos que deverão ser seguidos por todos.
Bom voto para todos!
Comentários