Trabalhadores em postos de combustíveis foram os que mais morreram entre os prestadores de serviços essenciais. Segundo dados do Ministério da Economia, a baixa na categoria foi de 68%.
O estudo abrangeu janeiro e fevereiro de 2020, antes da chegada da pandemia no país, e dois dos piores meses da crise sanitária, no início de 2021. Também houve crescimento de mortes de 67% entre os operadores de caixa de supermercado e 83 professores do ensino fundamental morreram, ante 42 no ano passado. Os dados não reportam só óbitos pela Covid-19, mas oferecem uma boa ideia do impacto da pandemia em serviços que são essenciais, na hora de definir quem fica em casa, mas ficam no final da fila das prioridades na vacinação.
O SINPOPETRO Niterói e Região faz um alerta para esses números, pois são vidas perdidas e famílias desamparadas. Para Alex Silva, presidente do sindicato, “é de extrema importância a vacinação prioritária contra a Covid-19 para nossa categoria. Estamos diante de números oficiais e não podemos mais esperar. Não temos escolha, somos serviços essenciais e precisamos ser imunizados. Temos cobrado essa vacinação dos Governos Federal, Estadual e dos Municípios onde temos cobertura de atuação, mas até agora nada. Não descartamos uma possível greve para chamar a atenção sobre essa situação gravíssima. Temos acompanhado de perto os trabalhados, muitos em situação de trabalho precária, sem EPIs. Precisamos de uma atitude urgente”.

Além de cobrar aos Governos a vacinação prioritária para a categoria, o SINPOSPETRO Niterói e Região também lançou um abaixo-assinado, informando a importância da imunização contra a Covid-19 para os trabalhadores em postos de combustíveis.
Convocamos os trabalhadores, famílias e a população em geral para que nos apoiem nesse documento. Clique no botão, abaixo, para assinar o abaixo-assinado
Comentários