Ministério da Saúde nega vacinação prioritária à categoria, apesar dos esforços do Sinpospetro Niterói e Região.

O Governo Bolsonaro, através do Ministério da Saúde, alegou a inexistência de vacinas em número suficiente para priorizar a vacinação dos trabalhadores em postos de combustíveis.

A categoria, que sofreu um aumento de mais de 60% nas mortes durante a pandemia, engrossando a triste marca de 435 mil vidas perdidas, foi abandonada à própria sorte, apesar de sua essencialidade comprovada, por garantirem o abastecimento de ambulâncias, viaturas da polícia e bombeiros, caminhões, ônibus e demais veículos.

Desde o início da pandemia, o Sinpospetro Niterói e Região vem lutando em defesa da vida dos trabalhadores em postos de combustíveis, suas famílias e clientes. A alta rotatividade no atendimento expõe os profissionais que, nem sempre, recebem os EPIs necessários à sua proteção.

O sindicato vem trabalhando com afinco, averiguando denúncias e tomando as medidas cabíveis. A vacinação trouxe à tona a urgência de imunização das atividades fundamentais e a ação rápida da entidade, prontamente solicitando a inclusão de seus representados na lista prioritária, infelizmente, sem sucesso.

PUBLICIDADE
Agência_digital_Hype_Comunicação

“A resposta enviada pelo Ministério da Saúde reconhece a importância da categoria, mas alega a falta de imunizantes. Esse é o resultado cabal da política negacionista imposta pelo governo brasileiro desde o começo dessa guerra contra o coronavírus”, expõe o presidente do Sinpospetro Niterói e Região, Alex Silva, que acrescenta: “Ao longo dos últimos 15 meses, assistimos um espetáculo de horrores, com o presidente da República e seus subordinados participando de aglomerações, inúmeras vezes sem máscaras; recomendando medicamentos sem comprovação científica contra a doença; mostrando total desinteresse pela compra das vacinas em meados de 2020; ironizando o número de famílias desfeitas; e, insistentemente, menosprezando a gravidade da ‘gripezinha’”.

Frentistas_Não_São_Incluídos_Nas_Fases_Prioritárias_de_VacinaçãoFonte: BBC

Os dados que apontam que a baixa na categoria no período pandêmico chegou a 68% foram divulgados pelo Ministério da Economia. Os números não reportam só óbitos pela Covid-19, mas oferecem uma boa ideia do impacto da Covid-19 em serviços que são essenciais, na hora de definir quem fica em casa, mas que são empurrados para o final da fila das prioridades na vacinação. São informações oficiais que mostram que a categoria não pode mais esperar.

Atraso na vacinação aumenta números de óbitos

“Todos sabemos que se as vacinas tivessem chegados mais cedo o quadro agora seria outro. Vemos agora a definição de prioridade ser decidida também sem planejamento, sem logística alguma, provocando uma corrida pela sobrevivência muitas vezes definida nos gabinetes”, brada Alex Silva.

O presidente do Sinpospetro Niterói e Região garante que a luta não para na negativa do Governo Federal: “Continuaremos mobilizando a categoria e a população, como no abaixo-assinado recém lançado, intensificaremos nossos argumentos nas treze prefeituras de nossa abrangência e não descartamos uma possível greve para chamar a atenção sobre essa situação gravíssima.”

Clique no botão, abaixo, e veja na íntegra o OFÍCIO Nº 1334/2021/SVS/MS, do Ministério da Saúde

Siga-nos no Facebook

PUBLICIDADE

Compartilhe Este Post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Compartilhe Este Post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimos Posts

Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo, de Óleo, Lava Rápido e Loja de Conveniência de Niterói e Região

Sede Niterói

Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto , Nº 458, Sala 1002 – Centro – Niterói | RJ

Contatos: (21) 2719-9906 | (21) 96426-3572

Sub-Sede Petropólis

Endereço: Rua Teresa, Nº 608, Sala 161 – Alto da Serra – Petrópolis | RJ

Contatos: (24) 2231-4899 | (24) 99911-2307

Outros Links

Sede Niterói

Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto , Nº 458, Sala 1002 – Centro – Niterói | RJ

Contatos: (21) 2719-9906 | (21) 96426-3572

Sub-Sede Petropólis

Endereço: Rua Teresa, Nº 608, Sala 161 – Alto da Serra – Petrópolis | RJ

Contatos: (24) 2231-4899 | (24) 99911-2307