A diretora do SINPOSPETRO Niterói e Região, Renata Lucas, participou na noite desta segunda-feira (07) de manifestação contra o crime de feminicídio, em frente ao Plaza Shopping, no Centro. Centenas de pessoas participaram do ato organizado pelo Fórum Levante Feminista, que reúne vários movimentos e trata o tema de forma ampla. Com faixas e cartazes, lembraram da jovem Vitórya Melissa Motta, de 22 anos, que foi morta no shopping na semana passada por um colega do curso de técnico de enfermagem.

egundo dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, em 2020, 65 mulheres foram mortas por serem mulheres, vítimas de feminicídio. Na cidade do Rio de Janeiro, Campo Grande ocupa, ao lado do bairro Caonze, em Nova Iguaçu, o primeiro lugar no ranking estadual com maior número de casos de feminicídio. Cada um registrou quatro vítimas ao longo dos dez meses analisados e 190 tentativas de feminicídio.

No primeiro mês de 2021, nove mulheres foram mortas, sendo o maior número de vítimas para o mês desde o início da série histórica, em 2016. Já em fevereiro foram 5 vítimas de feminicídio.Além disso, foram 190 tentativas de feminicídio em 2020. Em janeiro de 2021, foram 24 vítimas e, em fevereiro, 26, apresentando um aumento de duas vítimas em relação ao mês anterior.

Renata disse que a sindicato apoia a causa e é totalmente contra toda a forma de violência contra mulher. “A todo momento ficamos de sabendo de situações de agressão, mulheres oprimidas, acuadas e até o pior, que é a morte. Temos que levantar essa tema para que a proteção seja mais rápida, a Justiça se faça em todas as situações e os familiares sejam acolhidos”.
Comentários