Os patrões ofereceram nesta quarta-feira(21), na quinta reunião com representantes do SINPOSPETRO Niterói e Região, RJ e Campos, 9% de reajuste salarial para trabalhadores em postos de combustíveis, relativos à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2021-2023.
Pela proposta, a categoria receberia aumento de 8% em julho, retroativo à data-base de 1º de junho, e 1%, em janeiro de 2022. Além disso, todas as cláusulas da atual convenção foram mantidas e as de cunho social foram estendidas até maio de 2023, quando serão objeto de nova negociação. O tíquete, seguro de vida, abono e os outros itens de ordem econômica também seriam reajustados no mesmo percentual, de 9%.

Negociação emperrada por diversas reuniões e mobilização dos trabalhadores
Foram quatro rodadas de reunião antes dos empresários apresentarem a proposta de um reajuste digno para os trabalhadores. Todas as reuniões foram exaustivas, onde os patrões ofereciam inicialmente 5% de reajuste salarial, sem avanços nas cláusulas sociais, frustrando toda a categoria. Diante disso, o SINPOSPETRO Niterói e Região mobilizou os trabalhadores, visitando a base em todas as cidades onde o sindicato tem representatividade, informando a todos em embates e empecilhos na negociação através de distribuição de panfletos.
Segundo o presidente do SINPOSPETRO Niterói e Região, Alex Siva, “houve avanço nas negociações, diante de todo o empenho do sindicato e a mobilização dos trabalhadores, mas a proposta terá que passar pela assembleia dos trabalhadores, que é soberana. Em breve faremos a convocação e assembleia deve acontecer na próxima semana, de forma tele presencial”.
Comentários