Foi aprovada nesta quarta-feira (28), em Assembleia Extraordinária dos trabalhadores em postos de combustíveis, no formato on-line, a proposta de 9% de reajuste salarial, sendo 8% agora e 1% em janeiro de 2022. Na proposta aprovada também foram mantidas todas as cláusulas da atual convenção, e as de cunho social foram estendidas até maio de 2023. O tíquete, seguro de vida, abono e outros itens de ordem econômica também serão reajustados no mesmo percentual.
O presidente do SINPOSPETRO Niterói e Região, Alex Silva, explicou aos trabalhadores toda a trajetória das reuniões desse ano, que foi bastante diferenciada, com muita resistência por parte dos patrões. Inicialmente queriam dar um aumento de 5%, o que na prática representava a redução dos salários. “A negociação foi difícil, não avançava, argumentamos muito sobre a situação dos trabalhadores, que foram muito atingidos com a pandemia. Foi a categoria onde aconteceram mais mortes e não era justo que os colaboradores pagassem a conta dessa crise. Em 2020 aceitamos um reajuste baixo, pois estávamos no auge da pandemia.

Hoje a situação é diferente, com o avanço da vacinação, os postos tem funcionamento praticamente normal. Engrossamos a negociação, fomos para as ruas, panfletamos e graças a Deus, ao posicionamento do sindicato, da diretoria e dos trabalhadores, conseguimos um aumento de 9%. Fico muito orgulhoso de ser presidente desse sindicato e representar com vigor todos os trabalhadores”.
O reajuste será retroativo a 1º e junho, com pagamento em setembro.
O SINPOSPETRO Niterói e Região divulgará em breve a tabela com os reajustes de cada função.
Comentários