O departamento jurídico do SINPOSPETRO Niterói e Região ajuizou ação civil pública contra o Posto Mar Azul, pleiteando o cumprimento da CCT, as normas regulamentadoras, bem como os direitos trabalhistas, haja vista que a empresa não estava pagando os salários em dia, além de ter funcionários sem carteira de trabalho assinada.
Foi concedida a tutela de urgência em 22/04/2021, determinando que a empresa apresentasse documentos que comprovassem o cumprimento da lei trabalhista. Do contrário, estaria sujeita a multa.
Foi realizada nova audiência, porém sem acordo, com consequente vitória dos trabalhadores do estabelecimento. A sentença foi dada pela juíza Dra. Fernanda Stipp, sendo julgados procedentes os seguintes pedidos:
1. Cartões alimentação, de 03/2020 até 05/2021;
2. Multa quanto aos exames periódicos;
3. Multa quanto ao curso de capacitação;
4. Multa normativa;
5. Indenização por danos morais;
6. Honorários de sucumbência.
Para o presidente do SINPOSPETRO Niterói e Região, Alex Silva, “é de suma importância o trabalho das equipes nas bases junto aos trabalhadores, para sabermos se os empregadores estão cumprindo seu papel ou não junto à categoria. Sempre que percebermos algo errado vamos recorrer à justiça em prol dos trabalhadores. Esse também é o nosso papel”.
Trabalhador: não fique sozinho, filie-se ao seu sindicato!
Comentários