A Diretoria e a equipe do SINPOSPETRO Niterói e Região receberam, nesta terça-feira (2), o Treinamento Lilás, da Codim – Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, que orientou como lidar com situações de assédio e violência às mulheres e que serão repassadas aos frentistas.

O Treinamento Lilás é um dos principais projetos da Codim, que é da Prefeitura de Niterói, e tem como objetivo orientar pessoas que estão à frente de serviços públicos ou privados sobre a rede de proteção e enfrentamento à violência, além de capacitar essas pessoas a acolherem mulheres em situação de violência.

Ana Beatriz Queiroga, coordenadora do Eixo de Enfretamento da Codim, parabenizou o SINPOSPETRO Niterói e Região pela iniciativa de ajudar no acolhimento e ser um multiplicador na luta contra a violência à mulher.

A Codim tem cinco eixos de Políticas e Direitos das Mulheres: Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Diversidade, Empreendedorismo, Dados e Comunicação e Saúde, Maternar e Bem-Estar, com treinamentos e projetos. A Coordenadoria é composta ainda pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher Neuza Santos – CEAM, o Núcleo de Atendimento à Mulher – NUAM, Sala Lilás e Auxílio Social. Os treinamentos começaram a ser oferecidos para os integrantes da Guarda Municipal de Niterói e servidores públicos, mas com a demanda externa foram iniciados treinamentos em empresas privadas, sindicatos e outros.

O Treinamento Lilás esclarece a questão de gênero, conceitos comparativos entre gênero e sexo, mostra dados atuais da violência contra a mulher, leis que permeiam o universo feminino no que diz respeito ao feminicídio, entre elas, a principal, Lei Maria da Penha, tipos de assédios, como agir diante de casos de violência contra a mulher, acolhimento, abordagem e rede de apoio.

O presidente Alex Silva adiantou que o treinamento aconteceu em virtude de um projeto que está nascendo no sindicato, sob responsabilidade da diretora Renata Lucas, para o acolhimento de mulheres vítimas de violência, Disque Mulher e Sala Lilás: “Precisamos de forma prática e efetiva receber essas vítimas, orientá-las, apoiá-las e encaminhá-las para os lugares certos, não só as mulheres de Niterói, mas também de todos os municípios que o SINPOSPETRO Niterói e Região alcança. Queremos fazer diferença enquanto sindicato da categoria, que é o primeiro do Brasil a ter um projeto como esse”.

Compartilhe Este Post

Facebook
Twitter
WhatsApp

Compartilhe Este Post

Facebook
Twitter
WhatsApp

Últimos Posts

Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo, de Óleo, Lava Rápido e Loja de Conveniência de Niterói e Região

Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto , Nº 458, Sala 1002 – Centro – Niterói | RJ

Contatos: (21) 2719-9906 | (21) 96426-3572

Endereço: Rua Teresa, Nº 608, Sala 161 – Alto da Serra – Petrópolis | RJ

Contatos: (24) 2231-4899 | (24) 99911-2307

Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto , Nº 458, Sala 1002 – Centro – Niterói | RJ

Contatos: (21) 2719-9906 | (21) 96426-3572

Endereço: Rua Teresa, Nº 608, Sala 161 – Alto da Serra – Petrópolis | RJ

Contatos: (24) 2231-4899 | (24) 99911-2307