Em menos de um mês, três carros explodiram em postos de combustíveis durante o abastecimento

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou uma força-tarefa para fiscalizar postos de combustíveis, com foco no abastecimento de GNV na manhã desta terça-feira (16) na Zona Oeste do Rio. A ação ocorreu após três acidentes, em menos de um mês, com explosões de veículos durante o abastecimento de cilindros de gás.

Participam da ação, além da ANP, o Procon, Naturgy, Ipem, Inmetro, Detro, Secretaria Municipal de Transportes, Operação Foco e Detran. Até o momento, foram fiscalizados 2 postos, mas não foram encontradas irregularidades por parte da ANP. No entanto, segundo o Procon, 11 carros foram apreendidos por estarem com irregularidades que põem em risco a segurança da população e uma instaladora foi interditada.

Segundo o superintendente da ANP, Marcelo Silva, a fiscalização verifica se os postos de combustíveis estão respeitando o limite máximo de pressão do GNV, que é de 220 bar. Além disso, dentro os objetivos estão a conscientização dos motoristas.

“A fiscalização da pressão do GNV é rotineira pela ANP e pelo Procon. Em alguns casos encontramos postos com nível de pressão acima do permitido, mas o que tem provocado os acidentes no estado do Rio é a falta de conscientização dos motoristas sobre a necessidade de procurar estabelecimentos credenciados pelo Inmetro que garantam um cilindro confiável e com certificado. Um outro ponto é que a vistoria do veículo é fundamental. É muito importante a gente registrar que todos os acidentes até agora aconteceram por conta dos cilindros, não há nenhum que tenha sido motivado pelo excesso de pressão”, explicou.

Marcelo relatou ainda que o GNV é um combustível seguro que só precisa de cuidados. “o GNV é um combustível importante para nossa matriz energética, é mais limpo que outros derivados do petróleo, ele é concorrente da gasolina, é mais um produto na prateleira do consumidor. Ele é seguro, desde que as normas sejam respeitadas e sejam feitas as vistorias, é muito importante que os consumidores tenham essa consciência e busquem estabelecimentos credenciados, se não ele põe a vida dele em risco e de outras pessoas”, finalizou.

O presidente do Procon, Carlos Coelho, informou que aém da verificação de possíveis fraudes de quantidade e qualidade do combustível, também serão verificadas as condições e documentação dos veículos como, por exemplo, se os mesmos possuem o selo obrigatório do Inmetro no cilindro e na documentação, bem como se o selo pertence àquele veículo. Quanto às instaladoras de kits GNV, será verificado se possuem toda a documentação necessária, principalmente a autorização do órgão competente.

“As instaladoras de GNV irregulares são um risco, porque elas não têm autorização da ANP. Além disso, o foco da operação além dessas instaladoras e postos de combustíveis são os motoristas, pois eles têm que ter o selo do Inmetro e da vistoria que garante que os equipamentos e o cilindro estão em perfeitas condições de funcionamento. O Rio é o estado que mais utiliza GNV, mas é importante ter esse cuidado de licenciamento, porque de um mês pra cá já tivemos 3 acidentes, inclusive com vítimas fatais”, relatou.

Carlos Coelho ainda informou que os postos que não tiverem autorização do MP serão interditados, ou se tiverem alguma irregularidade serão autuados. As empresas autuadas responderão processo administrativo, tendo o fornecedor 15 dias para apresentar defesa. Já nos casos de irregularidades nos veículos e que possam gerar riscos à população, serão apreendidos e levados aos pátios localizados em Vargem Grande e Engenho da Rainha e lá ficarão até que as irregularidades sejam sanadas.

Fonte: O Dia

Compartilhe Este Post

Facebook
Twitter
WhatsApp

Compartilhe Este Post

Facebook
Twitter
WhatsApp

Últimos Posts

Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo, de Óleo, Lava Rápido e Loja de Conveniência de Niterói e Região

Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto , Nº 458, Sala 1002 – Centro – Niterói | RJ

Contatos: (21) 2719-9906 | (21) 96426-3572

Endereço: Rua Teresa, Nº 608, Sala 161 – Alto da Serra – Petrópolis | RJ

Contatos: (24) 2231-4899 | (24) 99911-2307

Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto , Nº 458, Sala 1002 – Centro – Niterói | RJ

Contatos: (21) 2719-9906 | (21) 96426-3572

Endereço: Rua Teresa, Nº 608, Sala 161 – Alto da Serra – Petrópolis | RJ

Contatos: (24) 2231-4899 | (24) 99911-2307