Na televisão, o presidente Jair Bolsonaro diz que defende as mulheres, já no gabinete usa a caneta para quase zerar os recursos de 47 dos 74 programas voltados para as mulheres. Um dos cortes mais prejudiciais é o que reduz o dinheiro para apoiar a implantação de escolas para educação infantil, o que inclui as creches. Já o maior corte em programas voltados para as mulheres, de 99,6%, foi sobre os subsídios para projetos de interesse social em áreas rurais.
Esses programas sociais, em geral, costumam privilegiar mulheres como titulares do benefício, uma vez que elas tendem a empregar os recursos em favor da família. Neste ano, Bolsonaro já havia vetado o reajuste de 34% das verbas da merenda escolar e em diversas cidades as crianças tinham direito apenas a suco e bolacha. Em outra três crianças dividiam um ovo.
Na contramão aos desmandos do presidente, o SINPSOPETRO Niterói e Região lançou, na última segunda-feira (3), durante a primeira edição do Circuito SINDICATO em Ação, seu projeto de acolhimento às mulheres vítimas de violência. Na ocasião, a diretora Renata Lucas falou da excelência dessa ação: “O SINPOSPETRO em Ação Mulher é importantíssimo, pois vai trabalhar o acolhimento da vítima. Eu acredito que através de um bom atendimento essa mulher que vem sofrendo violência terá forças para continuar lutando contra essa agressão. Vamos dar suporte psicológico e jurídico, e encaminhamento às delegacias e entidades ligadas à causa da mulher. Teremos uma sala de acolhimento e um número de telefone exclusivo para as mulheres”.
Dra. Júlia Goromar, coordenadora do Eixo de Enfrentamento à Violência da CODIM, falou sobre “Violência Doméstica”, uma das palestras do Circuito SINDICATO em Ação, destacando a importância de todos serem multiplicadores de informações para que as vítimas de violência sejam acolhidas pelos órgãos responsáveis e parabenizou a iniciativa do SINPOSPETRO Niterói e Região com o projeto destinado a esse público feminino.
Em todas as lutas o SINPOSPETRO Niterói e Região é Resistência. O número exclusivo para o atendimento a mulher é o 97283-8236.

Comentários