O SINPOSPETRO NITERÓI E REGIÃO, vem, através desta nota, expressar toda a solidariedade e apoio à comunidade de Yanomami, do estado de Roraima (RR). Nos últimos dias, o caso de abandono, desnutrição e descaso ficou exposto, através de imagens, para o mundo. Além disso, foi provado que nos últimos anos, o povo Yanomami pediu e implorou por ajuda, e foi ignorado, fazendo assim, chegar na crise humanitária e sanitária que vivem hoje, no qual o garimpo ilegal também tem uma parcela de culpa, gerando invasão e desmatamento do seu território, destruição dos leitos dos rios, contato com doenças infecciosas e contaminação do solo e da cadeia alimentar por mercúrio.
No último sábado, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi ao encontro de lideranças indígenas e do Ministério da Saúde, em Roraima, para acompanhar de perto o Estado de Emergência em Saúde Pública, que foi decretado pelo Governo Federal. A última vez que um decreto desse aconteceu, foi em 2020, no início da pandemia do COVID-19.
Através desta nota, expressamos o nosso apoio à comunidade indígena, e também a atual liderança do país, que está em busca de diminuir o sofrimento do povo Yanomami. Esperamos que essa situação de calamidade não se repita. Como também, que a omissão não saia impune.
Comentários